FAQ 32 Como o Lady-Comp se comporta com ciclos anovulatórios?

Se o Lady-Comp detectar que não ovulou, como medida de protecção, indicará dias vermelhos até ao final do ciclo.

Um ciclo anovulatório é simplesmente um ciclo menstrual em que não ocorre a ovulação. Durante os primeiros e os últimos anos da fertilidade de uma mulher é uma situação perfeitamente comum, tal como é normal acontecer esporadicamente durante os "anos férteis". Em média, 20% dos ciclos are são anovulatórios.

É perfeitamente normal que uma mulher menstrue "como habitual" mesmo não ovulando. Por essa razão, quando não há monitorização do ciclo, muitas mulheres não se apercebem quando não ovulam.

Existem alguns factores que dificultam a ovulação. Todos eles estão intimamente ligados com o facto do corpo não produzir a quantidade de estrogénio suficiente para despoletar a ovulação. AS principais causas são: 

  • baixo IMC (<19) 
  • exercício físico em excesso
  • stress
  • ciclos pós contracepção hormonal

A contracepção hormonal impede o nosso corpo de ovular e essa condição pode prolongar-se por alguns meses após a sua interrupção.

O Lady-Comp é capaz de detectar ciclos anovulatórios quando as temperaturas se mantém baixas durante todo o ciclo. Se não forem detectadas pelo menos três temperaturas altas de seguida, o Lady-Comp presume que a ovulação não ocorreu. Por uma questão de segurança, indicará luz vermelha pois a ovulação poderá surgir a qualquer momento.

Lady-Comp detecta o número de ciclos anovulatórios ocorridos e contabiliza-os estatisticamente para que possa ter uma visão panorâmica da sua saúde hormonal. 

Se tem dias vermelhos por um longo período de tempo, provavelmente deve-se ao facto do Lady-Comp não ter detectado a ovulação. Não hesite em contactar-nos para uma análise de ciclo e algumas dicas para voltar a por os seus ciclos na linha :)

Still need help? Contact Us Contact Us