FAQ 18 Como é que o meu peso afeta o meu ciclo com o Lady-Comp?

Para ter ciclos menstruais normais, uma mulher deve ter, em média, 20% de massa gorda.

O papel desta massa gorda consiste em armazenar o estrogénio, assim como converter os androgénios (hormonas masculinas) num tipo de estrogénio necessário à indução da ovulação. As mulheres com um Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5% encontram por vezes problemas nos ciclos, deixando de ovular e de menstruar porque o seu corpo não consegue atingir o nível de estrogénio necessário à ovulação. As mulheres que fazem dieta e que perdem rapidamente peso (10% do seu peso total) podem também encontrar problemas desse género, o mesmo acontecendo aos atletas que não só têm valores baixos de massa gorda, como submetem o seu corpo a um stress físico regular. 

Por último, as mulheres com excesso de peso podem parar de ovular. Uma massa gorda demasiado elevada provoca um excesso de estrogénio e perturba o sistema de retroação hormonal que permite aos folículos chegarem à maturação. Trata-se de encontrar o seu próprio peso, ter uma alimentação equilibrada e praticar uma atividade física moderada para ter ciclos menstruais regulares. 

Se o seu IMC se afastar da norma tanto num sentido como noutro, pode ser que tenha ciclos mais longos do que o normal com uma longa fase folicular. O seu monitor indicar-lhe-á muitos dias vermelhos até detetar a sua ovulação.

Still need help? Contact Us Contact Us