FAQ 05 Posso utilizar o Lady-Comp se estiver a amamentar?

O Lady-Comp pode ser usado durante a amamentação e irá permitir-lhe prever o regresso da menstruação.

Sim, pode utilizar o monitor Lady-Comp após o parto e durante a amamentação. Não é necessário esperar que o período volte para usar o Lady-Comp. Simplesmente, o monitor irá indicar amarelo até detetar a sua primeira ovulação. Assim que o aumento da temperatura for suficientemente claro que permita dizer que ocorreu uma ovulação, o Lady-Comp indicará verde. Isto irá permitir-lhe prever o regresso da menstruação, evitando ser surpreendida. Cerca de 15 dias após o primeiro dia vermelho, deverá ficar menstruada. O Lady-Comp só irá começar a funcionar como meio de planeamento familiar depois de ter tido a primeira ovulação.

O melhor é começar a utilizar o aparelho quando achar que a menstruação está próxima. Não é necessário medir a temperatura vários meses antes do regresso da menstruação, pois não terá qualquer indicação verde na medida em que ainda estará potencialmente fértil até surgir a primeira ovulação no pós-parto.

Além disso, é necessário ter dormido 5 horas seguidas, de sono profundo, para medir a temperatura (ou ter voltado a dormir durante, pelo menos, 1h30 em caso de uma ida rápida à casa de banho). Portanto, enquanto o bebé acordar várias vezes durante a noite e tiver de se levantar com frequência para cuidar dele, talvez não seja a melhor altura para recomeçar a medir a temperatura.

O nosso conselho às mamãs que amamentam é que comecem a medir a temperatura apenas quando o bebé despertar só uma ou duas vezes por noite. Quando começar o desmame do bebé ou a alternar as mamadas com o biberão, a estimulação do peito irá diminuir e a hormona prolactina irá enfraquecer. Lentamente, o corpo irá acumular estrogénio até alcançar o limiar necessário para que a ovulação aconteça. Neste momento tão delicado da sua vida, recomendamos veementemente que entre em contacto com uma das nossas conselheiras para se informar pessoalmente sobre como proceder. O seu bem-estar é a nossa prioridade. 

Still need help? Contact Us Contact Us